Prefeitura de Hortolândia reabre Parque Irmã Dorothy para visitação pública

Espaço ganhou iluminação em LED e novas áreas de convivência com bancos e mesas

“Um novo parque para a comunidade hortolandense!”. Com essas palavras o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, declarou aberto o novo Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, região do Jardim Rosolém.


O parque conta com área total de 44,380,66 m², o equivalente a cinco campos de futebol. O espaço passa a contar com sistema de iluminação LED, o que garantirá maior luminosidade e segurança para os frequentadores do espaço. Nesse primeiro momento, por conta da pandemia, o parque funcionará diariamente das 8h às 17h30. “Quem mora aqui nessa região deve se lembrar como era esse espaço antes do amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini assumir a Prefeitura em 2005. Aqui era um lixão, área de descarte e que estava totalmente degradado. Com muito trabalho foi possível recuperar a nascente, criar esse lago e implantar um parque em benefício, não só do meio ambiente, mas das pessoas que aqui moram. Hoje reabrimos o parque totalmente revitalizado e com iluminação LED. Sem dúvida, um importante avanço que deve agradar a todos”, afirmou Zezé Gomes.


De acordo com as secretarias de Serviços Urbanos e de Planejamento e Gestão Estratégica, o espaço recebeu diversas ações durante o tempo em que esteve fechado por conta da pandemia do Coronavírus.
Para receber a população, equipes da Administração Municipal intensificam os cuidados de limpeza, poda de mato e pintura. O parque infantil também recebeu melhorias e novos conjuntos de bancos e mesas foram instalados. “Instalar bancos e mesas foi um pedido especial que fiz. Aqui, as famílias procuram para fazer um piquenique e criar essa infraestrutura é importante para acolher os visitantes nessas áreas de convivência”, disse o prefeito.


Com a reabertura do Parque, a Prefeitura inicia a implantação outras ações integrantes do programa “Município VerdeAzul”. A criação de uma biblioteca no parque é uma das recomendações do programa. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, a biblioteca reunirá acervo de obras sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.


Outra ação em andamento no parque é a utilização de composteiras. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as composteiras são utilizadas para a produção de chorume como fertilizante natural, a fim de adubar a horta orgânica existente no parque com este material.  O local já conta com outros itens preconizados pelo programa “Município VerdeAzul”. Um deles é ser um parque bem arborizado. A área de lazer possui cerca de 1.000 árvores, de espécies variadas tais como pau-brasil, pau mulato, mogno, ipês amarelo e roxo, espécies exóticas (calabura e santa bárbara) e frutíferas (mangueira e tamarindeiro).


A lista de itens do parque inclui ainda a Casa Sustentável, feita com barro, inaugurada em 2019; trilha ecológica de cerca de 240 metros de extensão e com piso intertravado para possibilitar a infiltração de água de chuva; bicicletário; lixeiras; calçada verde com gramíneas para infiltração de água no solo; rampa de acessibilidade e corrimão; além de banheiros com bacia acoplada para economia de água.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário