Hortolândia registra índice de 1,6 de densidade larvária, considerado médio para proliferação de Dengue

Prefeitura realiza ação casa a casa de busca e eliminação de criadouros do mosquito nas regiões do Jardim Amanda e Jardim Nova América

Hortolândia registra o Índice de Breteau de 1,6, considerado médio. Este é o resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária), feita pela Prefeitura de Hortolândia, neste mês. A ação é importante para a Administração Municipal verificar a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti na cidade. A partir disso, são definidas estratégias de prevenção e combate ao inseto, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. 

Realizada pela UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, a ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, foram visitados 3.000 imóveis. 

Os agentes do órgão entram nas residências para investigar locais onde há larvas do mosquito. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, conhecido como Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. Portanto, o índice medido neste mês é considerado médio. O índice registrado na cidade em outubro de 2020 foi de 1,2. A ADL é feita três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, explica que o aumento do índice deste ano em comparação ao do ano passado pode ser atribuído às chuvas registradas nas últimas semanas, as quais, ainda segundo o especialista, foram em pouca quantidade, se comparada também com o mesmo período de 2020. “Mas, de maneira geral, o índice registrado ficou dentro da nossa expetativa. O período de primavera/verão, que já começou, é caracterizado por temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas, que são condições propícias para a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, reforçamos a orientação para que a população redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito em suas casas”, alerta Cardoso. 

A população também deve fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito. Dentre os cuidados recomendados pela UVZ estão manter quintais e áreas externas da casa limpos e sem armazenagem de materiais que possam acumular água parada, condição propícia para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos. 

Outras medidas importantes são manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas. 

Outra ação que os moradores devem fazer para ajudar no combate ao mosquito é evitar o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de materiais recicláveis) . Em breve, a Administração Municipal deve inaugurar mais dois PEVs no município. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Além de realizar a ADL, a Prefeitura de Hortolândia prossegue com a ação casa a casa de busca e eliminação de criadouros do Aedes aegypti em diferentes áreas da cidade. Nesta semana, as equipes do órgão continuam com a ação nas regiões do Jardim Amanda e Jardim Nova América.

Na ação, os agentes visitam as residências para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório.

A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 507 casos positivos de Dengue. Já de Chikungunya são 3 positivos.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário