Pessoas em situação de rua participam de partida de futebol

Prefeitura realizará a ação quinzenalmente em campo no Remanso Campineiro

Pessoas que estão em situação de rua precisam mais do que somente ajuda financeira e material. Elas também necessitam de acolhimento e apoio para sua reinserção ao convívio social. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia inicia uma ação para estimular a prática esportiva entre esse público. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social promoveu um jogo de futebol com pessoas em situação de rua, na sexta-feira (22/10). A atividade foi realizada no campo de futebol society Cleiton Vieira da Silva, no Remanso Campineiro, localizado ao lado do campo de futebol do bairro. Participaram da atividade 15 pessoas, algumas delas frequentadoras do abrigo que a Prefeitura disponibilizou em julho deste ano, por meio de contrato com o Instituto Esperançar. 

A gerente de Proteção Social Especial, Dusce Oliveira, explica que a ação visa sensibilizar a sociedade sobre o fato que a população de rua também tem o direito de usufruir de espaços públicos da cidade. “O objetivo é promover a reintegração social de pessoas em situação de rua por meio de uma atividade de lazer, que no caso foi um jogo de futebol, a pedido dos próprios participantes”, destaca Dusce. A ação contou com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, responsável pelo espaço esportivo e pela bola utilizada no jogo. O Instituto Esperançar disponibilizou os uniformes e coletes utilizados pelos participantes na atividade. Ainda de acordo com a gerente, a ação será realizada quinzenalmente no local.

ACOLHIMENTO

A Prefeitura de Hortolândia oferece acolhimento e apoio à população em situação de rua por meio do CREAS (Centro de Referência em Assistência Social), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, localizado na rua Francisco Castilho, 298, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

De acordo com a psicóloga Mariana de Faria Calefi, o órgão realiza o acompanhamento das pessoas em situação de rua que procuram o órgão. “O CREAS também as ajuda no encaminhamento de serviços oferecidos pela Prefeitura, e de benefícios sociais, por meio do Cadastro Único, do governo federal. O órgão também as auxilia no processo de obtenção ou regularização de documentos pessoais. Também fazemos trabalho para a retomada dos vínculos das pessoas em situação de rua com suas famílias e parentes”, destaca Mariana. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o órgão atende por dia, em média, 25 pessoas em situação de rua. Existem no município, ainda segundo dados da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, 148 pessoas em situação de rua. A população também pode entrar em contato com o CREAS para informar a localização de pessoas em situação de rua pelos telefones (19) 3897-4083, (19) 3909-4546 e (19) 3949-4653.

 Além disso, a Prefeitura de Hortolândia oferece um abrigo onde pessoas em situação de rua podem fazer o pernoite. O espaço, que conta com 40 vagas, funciona diariamente a partir das 18h, e está localizado na rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, Remanso Campineiro. O abrigo foi inaugurado em julho deste ano, disponibilizado por meio de termo de contratação firmado com o Instituto Esperançar. 

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social ainda oferece um outro espaço, chamado Casa de Passagem, com 20 vagas, onde pessoas em situação de rua podem morar temporariamente até que consigam se reintegrar à sociedade.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário