Escolas de Hortolândia contratadas via Bolsa-Creche também participam do Hortolendo

Cerca de 40 unidades escolares promovem, neste mês, atividades de incentivo à leitura, participando da política pública da Prefeitura 

Teatrinho, contação de histórias, troca e doação de livros, atividades diversas relacionadas à leitura, para semear na criança o prazer de ler. Nas 39 escolas particulares de Educação Infantil contratadas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do Programa Bolsa-Creche, também é tempo de Hortolendo. A 11º edição da festa literária, que integra a política pública municipal de incentivo à leitura, vai chegando ao fim. Neste ano, o tema aborda o “Território de Saberes: leitura e seus afetos”. A ação beneficia diretamente cerca de 26 mil estudantes no município, dentre eles 2.213 alunos atendidos via Bolsa-Creche.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola contratada é livre para trabalhar o tema do Hortolendo. Algumas unidades distribuem livros e acompanham as atividades online, promovidas pela Administração Municipal, enquanto outras promovem também ações lúdicas, como teatrinhos, música, leitura e contação de histórias coletivas. Outras propuseram à comunidade escolar a organização de feirinhas de troca ou doação de livros. 

“A Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia realizou um dos melhores investimentos às crianças do programa Bolsa Creche. Deu-se a oportunidade de a criança e família pertencerem à 11º edição do Hortolendo ‘Território de Saberes: leitura e seus afetos’, com o tema ‘A literatura na construção de saberes e sabores da infância’. Uma satisfação viver momentos e incentivar o hábito da leitura desde os primeiros passos na Educação Infantil. Em casa, terão oportunidade de desfrutar da magia e encantos das palavras escritas. Que a atração pela leitura faça parte da rotina deixando nossos dias cheios de imaginação e o cheiro de livros no ar”, afirma a supervisora educacional da rede municipal, Maria Angelina de Campos.

“O Hortolendo, como política pública de incentivo à leitura, contempla nossos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, oferecendo momentos de manuseio e leitura de livros. A ação abraçou todas as crianças, oportunizando que a linguagem escrita faça parte do dia a dia de nossas crianças. O quão importante e incentivador é ter a literatura na Educação Infantil. É através de grandiosos incentivos que a Secretaria da Educação, com o Projeto Hortolendo, nos possibilita o maravilhoso contato com as crianças e o fantástico mundo da literatura, dando segmento ao respeito e à valorização dos livros. Nós nos unimos para que o conhecimento seja aplicado em todas as situações, que nunca nos falte uma história de aconchego ou até mesmo de espanto para desenvolvermos a imaginação e despertarmos a curiosidade dos nossos alunos", afirma a profissional da Ekos Escola de Educação, Sílvia Alves Meira Azevedo.

Para a coordenadora da escola Crescendo Sempre I, Sandra Pereira Rovani, a entrega de livros para as crianças “de fato nos proporcionou momentos de emoções e laços fortalecidos, assim como proporcionará às famílias ao lerem para seus filhos. Podemos contemplar a imensa alegria em seus rostos ao receberem o livro e o levarem para casa. Obrigada pela iniciativa deste Hortolendo”, afirma a educadora.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário