UBS Campos Verdes aposta em decoração infantil para tranquilizar crianças durante vacinação

Entrada da unidade está decorada com bexigas coloridas e crianças ganham um brinde

“Ah, foi legal!” Com a inocência característica da infância, Stella Christine (foto), de 8 anos, estendeu o bracinho para ser imunizada contra a COVID-19, sob o olhar carinhoso da avó, Joquebede Bispo de Sousa Oliveira. A menina foi uma das primeiras crianças a ser vacinada na manhã desta sexta-feira (21/01) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes. A unidade fez uma decoração para deixar o ambiente mais alegre para a criançada. 

A coordenadora da unidade, Marinete Maria da Silva, explica que a ação foi feita para suavizar o clima da vacinação. “Algumas crianças ficam assustadas quando entram no ambiente de vacinação. Por isso, decoramos a entrada da unidade com bexigas coloridas para alegrá-las”, destaca Marinete. Além disso, a unidade ofereceu um lápis decorado para as crianças após serem vacinadas. Os brindes foram coletados pela equipe da própria unidade por meio de doações.

Joquebede, avó de Stella, destaca a importância de imunizar as crianças. “Temos que vacinar as crianças porque ela vão voltar para as aulas. Tem famílias que estão com medo porque acham que a vacina faz mal. Isso é fake news. A vacina é benéfica para a saúde das crianças. Temos que agradecer a Deus pelo conhecimento da ciência para fazer a vacina”, salienta Joquebede.

VACINAÇÃO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Hortolândia reforça que haverá vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, neste sábado (22/01), das 8h às 15h30, na UBS Campos Verdes, localizada na rua da Confibra, 155. A partir deste sábado, a Secretaria de Saúde ressalta ainda que também poderão ser vacinadas crianças de 5 anos sem comorbidade ou deficiência.   

A vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha na unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas 500 doses neste sábado. As crianças receberão duas doses da vacina pediátrica da Pfizer. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Na vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar comprovante de endereço e o CPF da criança. 

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias após ter sido imunizada contra a COVID-19 para receber as vacinas faltantes.  

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade. As famílias podem consultar informações sobre a vacinação infantil no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

LISTA DE ESPERA

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

PRÓXIMA SEMANA

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação para crianças continua na próxima semana. Confira abaixo o cronograma da vacinação contra a COVID-19 para crianças na próxima semana:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário