Ações para universalização da coleta e tratamento do esgoto em Hortolândia são intensificadas

Parceria entre Prefeitura e Sabesp realiza ações em cinco bairros nesta semana

O cuidado com o meio ambiente acontece por diversas ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia para manter a cidade em desenvolvimento de maneira sustentável. Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma das diretrizes da Administração Municipal para o meio ambiente é universalizar o tratamento do esgoto na cidade. Nesta semana, ações já foram realizadas em cinco bairros de diferentes regiões.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a implantação da rede coletora foi intensificada no bairro Chácaras Recreio Alvorada. Já no Jardim Santa Clara do Lago acontece a instalação pontual de vielas sanitárias em algumas residências. Para evitar o rompimento da tubulação e o surgimento de buracos e erosões nas vias, o Jardim Amanda recebeu serviços para a desobstrução das tubulações. No Jardim Novo  Ângulo, a manutenção em pontos das redes foi concluída e, no Jardim Santana, a orientação contra o descarte irregular foi realizada em imóveis.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, por semana, as equipes fiscalizadoras encontram de 15 a 20 ligações irregulares em diferentes regiões de Hortolândia, por isso a importância do serviço de fiscalização. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. 

Zeladoria por lagoas, lagos, rios e mananciais

Diversas ações para evitar o descarte irregular do esgoto acontecem, semanalmente, em bairros onde há lagoas. Desde o início do ano, as vistorias e orientações contra o crime ambiental são constantes no Jardim Santa Clara do Lago, em residências localizadas próximas ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). Já no Jardim Amanda, o trabalho é em casas próximas às lagoas do bairro que, também, recebem uma intensa limpeza para a retirada de plantas aguapés, que crescem no espelho d'água devido ao descarte irregular de dejetos domésticos.

"Evitar o crime ambiental é importante para manter limpa as lagoas dos parques, evitando que, por meio de ligações clandestinas, dejetos domésticos acabam poluindo o espelho d'água e contribuindo com o surgimento de plantas aguapés, além do mau cheiro que causa desconforto para visitantes, moradores e frequentadores dos parques. Precisamos da contribuição da população contra estes crimes ambientais que prejudicam toda a comunidade. Contribuir com o meio ambiente é essencial", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Denuncie e contribua com o meio ambiente

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário