Amamentação fortalece os vínculos entre a mãe e o bebê

Aleitamento materno ajuda no desenvolvimento psicológico da criança

A amamentação fortalece os vínculos entre a mãe e o bebê. Durante o ato da alimentação ao peito, o bebê se sente seguro ao ter o contato físico com a mãe, e isso ajuda no seu desenvolvimento psicológico. Para marcar a campanha “Agosto Dourado”, a Prefeitura de Hortolândia continua com uma programação de atividades sobre aleitamento materno nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (vide abaixo a programação). A maioria das ações são, prioritariamente, para as pacientes atendidas pelas unidades, mas algumas são abertas também para a população. A campanha foi instituída em âmbito mundial, em 1990, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação e incentivar a prática. 

Para oferecer atendimento e orientação cada vez mais qualificados para as gestantes, parturientes e puérperas, a Prefeitura ministrou neste ano uma capacitação sobre aleitamento materno para as equipes da rede municipal de saúde. A formação também visou capacitar as equipes para a retomada ou a implantação dos grupos de amamentação nas unidades.

A pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama, coordenadora da capacitação, reforça que a amamentação traz vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê. 

Para a criança, a alimentação com o leite materno diminui riscos de doenças e problemas de saúde, tais como alergias, diarreia, infecções respiratórias nos dois primeiros anos de vida, obesidade, diabetes e hipertensão arterial. 

“A maneira como o bebê suga o peito da mãe ajuda no desenvolvimento da musculatura da face. Isso auxiliará na mastigação e no desenvolvimento da fala. O leite materno é ainda importante para o desenvolvimento do cérebro. Estudos comprovaram que crianças amamentadas ao peito tiveram melhores resultados em testes de QI (Quociente de Inteligência)”, ressalta a pediatra.

Benefícios para a mãe

O aleitamento também é benéfico para a saúde da mãe. De acordo com a pediatra, a prática da amamentação diminui o sangramento no período pós-parto. Outro benefício da prática é a aceleração na perda de peso. 

“A mãe que amamenta exclusivamente ao peito tem um gasto calórico de cerca de 500 calorias/dia. De acordo com dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), órgão do Ministério da Saúde, a mãe pode perder cerca de 500 gramas por mês. Além dessas vantagens, amamentar também reduz a incidência de câncer de mama, de ovário e de endométrio”, explica Marta.

Benefícios no convívio familiar

A amamentação materna também traz benefícios para a família. A pediatra Marta Hirayama salienta que por meio do aleitamento o bebê fica mais saudável, e com isso interage melhor com os demais integrantes da família. 

“A amamentação também contribui na economia doméstica, pois não há despesa com compras de alimentos para o bebê. O leite materno já vem pronto, não precisa ser aquecido. Com isso, não há custos com gás, eletricidade, compra e esterilização de mamadeira. Além disso tudo, é ecologicamente correto”, destaca a pediatra.

CAISM

O CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia, órgão da Secretaria de Saúde, também promoverá atividades relacionadas ao “Agosto Dourado” para as pacientes. O órgão é a unidade de referência no município para atendimentos de casos específicos, dentre os quais, gravidez de alto risco.

A programação começará na próxima segunda-feira (15/08), às 9h, com uma roda de conversa com gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno e troca de experiências. Já no dia 18/08, às 9h, haverá palestra sobre o tema para pacientes na sala de espera para consulta. A programação termina no dia 19/08, às 9h, com um grupo de amamentação.  

Confira abaixo a programação da campanha “Agosto Dourado” nas UBSs:

Dia

Horário

Unidade

Endereço

Atividade

10/08

10h

UBS Santa Esmeralda

r. Turquesa, 171

Palestra sobre amamentação e café da manhã

12/08

7h30

UBS Bom Bruno

av. São Francisco de Assis, 46

Roda de conversa sobre amamentação e exibição de depoimentos de mães pacientes da unidade

12/08

13h30

UBS Nova Europa

r. Wanderley Paes Soarez, 301

Palestra “A importância do aleitamento materno”

15/08

8h30

UBS Rosolém

r. Osmar Antonio Meira, 300

Palestra “Vantagens do aleitamento materno para a mãe e o bebê”

16/08

10h

UBS Parque do Horto

av. José Augusto de Araujo, 95

Palestra sobre nutrição / aula de shantala

16/08

9h

UBS Sâo Jorge

r. Goiás, 1.140

Palestra “Aspectos psicológicos da gestação e amamentação”

17/08

14h

UBS Santa Clara

r. dos Estudantes, 415

Palestra sobre amamentação

17/08

10h

UBS Taquara Branca

r. Onze de Agosto, 25

Palestra sobre amamentação

18/08

8h

UBS Orestes Ôngaro

r. Domingos Batista Souza, 605

Aula de liang gong / Palestra sobre amamentação / café da manhã

19/08

10h

UBS Campos Verdes

r. da Confibra, 155

Palestra sobre amamentação

22/08

10h

UBS Amanda I

r. Almada Negreiros, 1.299

Palestra e roda de conversa sobre amamentação / sorteio de brindes

23/08

8h

UBS Adelaide

r. Julio Cesar do Nascimento, 355

Roda de conversa sobre amamentação

23/08

9h

UBS Sâo Jorge

r. Goiás, 1.140

Palestra “Nutrição a puérpera e benefício do leite materno”

23/08

9h30

UBS São Bento

r. Tom Jobim, 440

Roda de conversa sobre amamentação e exposição de fotos com mães

25/08

8h30

UBS Santiago

r. da Solidariedade, 100

Roda de conversa sobre vacinação nos primeiros anos de vida da criança e amamentação / café da manhã / sorteio de brindes

25/08

9h30

UBS Figueiras

r. Maraci Aparecida Maratarolli Campos, 66

Palestra “Importância e benefícios do aleitamento materno”

30/08

9h

UBS São Jorge

r. Goiás, 1.140

Aulas sobre técnicas de relaxamento para o bebê no momento da amamentação e desenvolvimento infantil

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário