Atendimento ao público voltará na quinta-feira (13/03), após equipe passar por treinamento sobre novo sistema adotado pelo Governo Federal
Se você mora em Hortolândia e precisa atualizar dados junto ao CadÚnico (Cadastro Únicodo Governo Federal, atenção. A partir desta segunda-feira (10/03e durante três dias, haverá interrupção temporária no atendimento ao público, para que as equipes que prestam o serviço participem de treinamento online sobre como utilizar a nova plataforma de hospedagem dos dados do programa: a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). Até fevereiro deste ano, o sistema era gerido pela Caixa Econômica Federal.
A previsão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pelo Cadúnico na cidade, é que o atendimento à população, em todos os órgãos da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), seja retomado na quinta-feira (13/03), mas ainda de maneira “offline”, isto é, feito de forma manual. Atualmente, Hortolândia tem 30.267 famílias inseridas no Cadastro Único, conforme dados da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social.
A mudança na plataforma do CadÚnico, em realização entre fevereiro e março, afeta o atendimento aos usuários do sistema em todo o Brasil. De acordo com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), em informe enviado à Prefeitura, o retorno ao funcionamento pleno do sistema informatizado está previsto para o dia 17 de março. Todos os dados coletados neste período de transição, em Hortolândia, serão lançados posteriormente no novo sistema do Governo Federal, a partir da liberação da nova plataforma.
Ainda segundo o informe enviado à Prefeitura pelo MDS, a Dataprev, terá “uma nova plataforma e informações mais atualizadas e qualificadas, que simplificam o cadastro das famílias, tanto para a população como para os operadores do sistema. A plataforma permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias”.