Atividades mudaram a rotina escolar na Emef J. Boa Esperança, beneficiando mais de 500 estudantes em 2024 e inspirando crianças e adultos
Na Emef (Escola Municipal de Ensino FundamentalJd. Boa Esperança José Roque de Moura Jardim, leitura é coisa séria e mobiliza crianças e adultos. Tem um toque de magia e encantamento que vem conquistando alunos e educadores, graças ao Projeto “Ludicidade e Leitura”, realizado na unidade escolar.
A iniciativa, que surgiu no final de 2023, ganhou força ao longo de 2024, ao tornar os livros parte da rotina dos estudantes de maneira envolvente e interativa. Segundo os idealizadores, a mudança aconteceu de forma espontânea, com o desenrolar das atividades, tendo como ponto culminante uma exposição especial, que revisitou as histórias trabalhadas ao longo do ano.
Para revisitar os mais de 15 volumes trabalhados em 2024, a exposição trouxe, além de livros, também jogos. Tudo isso reforçou a importância do ambiente da leitura como um espaço de aprendizado, desenvolvimento e troca de experiências. A mostra também marcou o início de uma nova fase para o Projeto em 2025.

Talento para a contação de histórias
De acordo com a coordenadora Avelina Aparecida Castilho Caldas, durante uma atividade de leitura, em 2023, a agente de apoio escolar Samantha Agda Dourado e Silva revelou ter uma habilidade especial para contar histórias. Seu jeito envolvente logo cativou as crianças e chamou a atenção da equipe pedagógica e dos professores. A escola, ao perceber o seu potencial, reorganizou a sala de leitura e convidou Samantha para assumir a condução do Projeto ao longo de 2024.
“O projeto sempre existiu, mas ganhou esse impulso e, desde então, o ambiente foi reformulado para tornar a experiência ainda mais imersiva”, explicou Avelina.
Com o apoio da coordenação pedagógica, as leituras passaram a ser cuidadosamente planejadas, sempre alinhadas aos temas trabalhados em sala de aula. A cada sessão, as crianças são convidadas a participar de dinâmicas lúdicas, como brincadeiras e atividades interativas, que aprofundam os conteúdos apresentados nos livros.
“Cada semana é uma nova descoberta para as nossas turmas. Trabalhamos com histórias que nos conectam com o mundo e com as nossas raízes, promovendo a reflexão sobre a diversidade e o respeito às diferenças”, explicou Samantha.
Segundo ela, ter um cantinho de leitura fez toda a diferença. “As atividades não só despertam o gosto pela leitura, mas também tornam o espaço da leitura um lugar acolhedor, onde os estudantes se sentem à vontade para expressar suas ideias e sentimentos”, ressaltou a profissional.
O projeto foi retomado neste mês e Samantha está empolgada para dar continuidade ao projeto, ao ver que a experiência que tem se mostrado transformadora não apenas para os estudantes. “A ideia é trazer histórias e atividades que façam sentido para as crianças e se conectem com a vivência delas. Por exemplo, percebemos que muitos pais trabalham com reciclagem, então incluímos histórias que abordam a importância dessa prática e o respeito ao meio ambiente”, explicou ela.
“Gosto de trazer livros que apresentem um pouco da minha cultura. Trabalhamos, por exemplo, a história ‘Os olhos do jaguar’, do escritor indígena Yaguarê Yamã, e cantamos músicas como ‘Yapo’, que fazem parte do meu repertório cultural. Minha mãe, que também é professora, desenvolve um trabalho lindo com as crianças na minha cidade. Poder também fazer esse trabalho aqui em Hortolândia é algo muito especial para mim”, afirmou a paraense, da ilha de Marajó.
Os jovens leitores aprovaram a iniciativa. “Eu achava que não gostava muito de ler, mas depois comecei a gostar mais e mais. As histórias são muito legais e ensinam muitas coisas diferentes!”, revelou Agatha Gabrielly de Souza Santos, estudante do 2º ano B. “Eu gosto muito da sala de leitura, porque a gente sempre faz alguma coisa diferente. As brincadeiras e livros são muito legais”, afirmou o colega Thiannrry Lucca Sousa de Oliveira, do 2º ano B.

Políticas públicas de incentivo à leitura
O incentivo à leitura está presente em importantes políticas públicas de Hortolândia. Está diretamente ligado ao Currículo Municipal de Educação “Integra Saberes”, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de interpretação, escrita, criatividade e pensamento crítico das crianças e estudantes.
Além disso, a Prefeitura promove eventos literários envolvendo tanto os integrantes da rede municipal quanto à população de Hortolândia, como o “Literalendo” e o “Hortolendo nas Escolas”. Estes eventos complementam essa jornada ao incentivar ainda mais o contato das crianças com os livros. Durante esses eventos, a Prefeitura distribui gratuitamente cerca de 60 mil livros infantis e infantojuvenis, proporcionando uma experiência rica e diversificada para as crianças e estudantes.