Evento promovido pela Prefeitura teve 300 pessoas, na Câmara Municipal, no sábado (15/03); edição inaugural destacou a produção local de moda modesta
Hortolândia teve uma manhã cheia de beleza, cores, estilo e elegância. Assim foi a primeira edição do Horto Fashion Day, realizado pela Prefeitura, no sábado (15/03). O evento transformou o auditório da Câmara Municipal em uma grande passarela. Cerca de 300 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a produção de moda feita por estilistas, lojas e grifes da cidade. Ao realizar o evento, o objetivo da Prefeitura é fomentar a produção da moda local.
O evento contou com as participações do secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, do vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Augusto Cesar “Cafu”, da secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos, da secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira, e da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane do Nascimento Nunes de Oliveira.
O evento abriu espaço para a moda cristã ou moda modesta, um dos setores mais atuantes na cidade, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Cultura.
O público conferiu um desfile com peças produzidas pelas grifes Via Encant, sediada na cidade, Valentina Sirrah, de Valinhos, e Lekazis, do Paraná. O desfile contou com a participação de 13 alunas do curso de jazz, ministrado pela Secretaria de Cultura.
Além das roupas, elas desfilaram com acessórios da estilista Maia Gonzalez, patrocinadora do evento, e calçados da loja Lica Senhorita. Algumas das roupas apresentadas foram criadas especialmente para o desfile. O evento teve ainda tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinaisfeita por integrantes do Instituto C.L.A. (Clube de Libras e Acessibilidade de Hortolândia).
Outra atração do evento foi a palestra com o tema “Moda como indústria criativa”, ministrada pela influencer e estilista Thais Rodrigues, da cidade de São Paulo. O público pôde ainda apreciar estandes das grifes participantes do desfile onde apresentaram suas peças e coleções.
O evento teve ainda apresentação da Camerata Arco Brasil, grupo do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMRonaldo Dias, órgão da Secretaria de Cultura.
A chefe do setor de captação da Secretaria de Cultura, Eliane Silva, faz um balanço positivo do evento. “Essa primeira edição do Horto Fashion Day foi um evento piloto. Público, estilistas e grifes participantes elogiaram a iniciativa da Prefeitura em realizar o evento, e por meio dele, fomentar a produção do setor de moda da cidade. Inclusive, alguns expositores já fecharam com algumas lojas após o evento. Vale ainda destacar que Hortolândia tem um potencial muito grande para trabalhar a moda. Por isso, a Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão sempre abertas para atender a comunidade sobre questões e assuntos relacionadas à moda”, destaca Eliane Silva.







