Evento, aberto ao público, será na Lagoa do Pq. “Cuiabá”, no Jardim São Bento
O tradicional abraço na lagoa, que ocorre anualmente, durante a programação da “Semana da Água”, será nesta quinta-feira (20/03), das 9h às 11h. Desta vez, Hortolândia abraçará a lagoa do Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, no Jardim São Bento.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela celebração da data no município, convidou estudantes, professores e gestores de duas escolas do entorno – a Emef (Escola Municipal de Ensino FundamentalDra. Zilda Arns Neumann e da EE (Escola EstadualPaulo Camilo – para participar da ação. No entanto, quem quiser poderá se juntar ao grupo, uma vez que o evento é aberto ao público. Em 2024, o abraço aconteceu na lagoa do Pq. Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
Nesta quarta (19/03), acontecem palestras sobre “Água e Mudanças Climáticas”, pela manhã e à tarde, na EE Paulo Camilo, mas são fechadas para a comunidade escolar.


Já nesta sexta-feira (21/03), às 9h, a Semana se encerra com a palestra online sobre “Água e mudanças climáticas: preservação dos recursos naturais”, que será ministrada pelo diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni. Esta é direcionada aos servidores municipais e está aberta a interessados no tema, mediante inscrição prévia neste link. O evento, online, terá transmissão pelo Canal da Escola de Gestão da Prefeitura no YouTube.
Ontem, abrindo a programação, foi lançado o Projeto “Conhecendo Nossas Nascentes”, com visita de cerca de 120 crianças à nascente “Vila Verde”.
“Hortolândia é reconhecida mundialmente entre as cidades mais arborizadas, com alto índice de riqueza em biodiversidade, 109 nascentes, 12 parques socioambientais, servindo como abrigo e refúgio para diferentes animais silvestres e comportando várias formas de vegetação tropical e matas ciliares”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.
Confira a programação da “Semana da Água 2025”
Dia 19/03, quarta-feira
Palestra sobre “Água e Mudanças Climáticas” (atividade somente para a comunidade escolar)
Local: EE (Escola EstadualPaulo Camilo
Horário: das 8h30 às 9h30 e das 15h às 16h
Dia 20/03, quinta-feira
Tradicional abraço na Lagoa do Pq. “Cuiabá”
Hora: das 9h às 11h
Local: Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, no Jardim São Bento
Dia 21/03, sexta-feira
Palestra Online sobre “Água e mudanças climáticas: preservação dos recursos naturais”, com transmissão pelo YouTube pelo Canal da Escola de Gestão da Prefeitura: https://www.youtube.com/@escoladegestaopublicadehor908
Direcionada aos servidores, mas aberta ao público em geral. É preciso fazer inscrição, previamente.
Hora: das 9h às 10h