Tocando Agora: ...

Estudantes da Emef Taquara Branca participam de formação em Inteligência Artificial

Publicada em: 20/03/2025 12:05 - Notícias

Foco do curso é combater o bullying digital e promover cibersegurança entre alunos da rede municipal de Hortolândia

Estudantes do Ensino Fundamental II da Emef (Escola Municipal de Ensino FundamentalTaquara Branca – Agenor Miranda participam, até esta sexta-feira (21/03), de uma formação especial sobre Inteligência Artificial. As aulas, que acontecem das 13h30 às 17h, começaram nesta segunda (17/03), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro.

A iniciativa faz parte de um projeto focado no combate ao bullying digital e na promoção da cibersegurança e viabilizado por meio de leis de incentivo à cultura, no âmbito do ProAC (Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo). A iniciativa da Prefeitura é realizada em parceria com a empresa Desktop e a produtora MR2 Cultural. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a formação, totalmente gratuita, beneficia diretamente 20 estudantes do 7º ao 9º ano da Emef Taquara Branca. Além de aprenderem conceitos sobre inteligência artificial e bullying digital, os participantes desenvolverão um protótipo de sistema capaz de identificar possíveis mensagens falsas e desinformação (“fake news”). 

“Eu acho uma oportunidade única e me sinto honrada por poder participar. É um curso bem interessante. A gente já começou a aprender novos métodos de estudo, que provavelmente vão ajudar bastante, principalmente agora que estamos perto de entrar no Ensino Médio e pensar em fazer um curso técnico. As aulas são dinâmicas e, querendo ou não, a gente tem uma liberdade bem bacana. Está sendo uma experiência muito boa!”, afirmou Milena Souza da Silva, estudante do 9º ano.

Ao término da oficina, os estudantes receberão certificados em uma cerimônia especial, em formato semelhante a uma formatura, com data a ser definida.

Teatro sobre Inteligência Artificial 

Além da formação para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano), o projeto também prevê uma apresentação teatral para estudantes dos anos iniciais (1o ao 5o anodo Fundamental. Será no dia 13 de maio de 2025, com sessões das 8h às 9h e das 13h20 às 14h20. na Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo. O espetáculo abordará, de forma lúdica e interativa, como a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano, suas transformações e a importância para a sociedade atual. Após a apresentação, haverá um bate-papo entre os artistas e os alunos para aprofundar a reflexão sobre o tema. 

Formação para professores

Segundo o Centro de Formação e o Departamento de Ciência e Tecnologia, corresponsáveis pela ação, o projeto também inclui uma formação específica para professores da rede municipal. Poderão participar todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o uso da inteligência artificial no ambiente escolar, com foco na prevenção do bullying digital e segurança cibernética. A programação e o cronograma de atividades ainda serão definidos em conjunto entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a empresa parceira.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...