Ação, realizada nesta terça-feira (25/03), mobilizou estudantes da Emef Lourenço Daniel Zanardi
A programação especial em torno do Dia Mundial da Água nas escolas da rede municipal de educação de Hortolândia terminou nesta terça-feira (25/03), com uma atividade educativa no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago. A ação reuniu 30 alunos do 5º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino FundamentalDr. Lourenço Daniel Zanardi, antiga “Viva Mais”, para uma experiência interativa e reflexiva sobre a preservação da água e os impactos das mudanças climáticas.
Os estudantes participaram de uma série de dinâmicas que misturaram aprendizado e diversão. A atividade abordou a importância das geleiras para o equilíbrio do planeta, com vídeos educativos, painéis repletos de curiosidades, quizzes, maquetes que ilustravam o derretimento das calotas polares e experiências práticas. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as dinâmicas procuraram trabalhar os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentávelde forma lúdica, conectando o aprendizado à realidade dos alunos e ao Projeto Político-Pedagógico (PPPda escola.


“A proposta era fazer com que os alunos não só aprendessem sobre a preservação da água e o impacto das mudanças climáticas, mas que se sentissem parte desse processo. Quando eles interagem com o tema de forma prática, o aprendizado se torna mais significativo”, destacou Carla Borrego, professora responsável pelo projeto PCJ nas escolas.
A atividade marcou o encerramento de uma série de eventos, em torno do Dia Mundial da Água, promovidos pela Prefeitura ao longo deste mês. A programação começou no dia 12 de março, com a peça teatral “As Aventuras de Lamba”, oferecida pelo Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaína Emef Tarsila do Amaral.
No dia 18 de março, 75 alunos da Emef Patrícia Capelato participaram de um estudo do meio, numa área verde próxima ao São Sebastião. Na ocasião, as crianças puderam visitar a nascente “Vila Verde”, durante o lançamento do Projeto “Conhecendo Nossas Nascentes”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Já no dia 20 de março, os alunos da Emef Dra. Zilda Arns Neumann protagonizaram o abraço simbólico na lagoa do Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, localizado no Jardim São Bento.
Em 21 de março, foi a vez dos estudantes dos 6º e 7º anos da Emef Taquara Branca participarem de uma palestra online promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, com o tema “Água e Mudanças Climáticas“. O tema foi abordado pelo diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.
Estabelecido em 22 de março de 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água busca ser um marco a incentivar a população global a refletir tanto sobre a importância da água quanto sobre a necessidade urgente de preservar esse recurso vital. A data comemorativa busca ainda promover ações que garantam a disponibilidade de água para as futuras gerações.