Após fabricação, próximas etapas são içamento e colocação das estruturas sobre os pilares; obra é acompanhada pela Prefeitura
Quem passa próximo à linha férrea, na região da Vila Real, pode ver que a construção do viaduto avança gradativamente. A obra é de responsabilidade da concessionária Rumo, que gere o transporte ferroviário em Hortolândia e região. Nesta semana, a empresa contratada pela concessionária segue com a etapa de fabricação de vigas.
De acordo com a Secretaria de Obras, que acompanha a construção, as vigas servem para dar suporte ao viaduto. Serão fabricadas 50 vigas. Por serem feitas de concreto, as vigas precisam passar por tempo de cura para que endureçam e tenham resistência. Finalizada a etapa de construção das estruturas, a empresa executará o içamento e a colocação das vigas em cima dos pilares. Por sua vez, os pilares são estruturas de sustentação do viaduto. Foram erguidos 20 pilares, segundo a empresa executora da obra.
A Secretaria de Obras ainda salienta que, em virtude da intervenção, também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. Essa ampliação será necessária por causa da duplicação que será feita na avenida.
O aguardado viaduto sobre a linha férrea, na Vila Real, é uma das ações que integram o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimentoda Prefeitura de Hortolândia, cujo anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no final de 2023.
EVITAR TRÂNSITO NO LOCAL
Em razão da construção do viaduto, a Prefeitura de Hortolândia reforça, uma vez mais, a orientação para que os motoristas evitem trafegar no local. A Prefeitura tem ciência dos transtornos que a obra tem causado na região, e por isso, solicita compreensão dos moradores. Quando o viaduto for finalizado trará benefício para a locomoção na área e para outras regiões da cidade.
O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. Já segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito.
OUTRAS OBRAS
Além do viaduto sobre a linha férrea, na Vila Real, a Prefeitura de Hortolândia segue a todo vapor com outras obras espalhadas pela cidade:
– Viário que ligará a Estrada Sabina Baptista de Camargo á região do Jardim Nova Europa
– Construção do parques socioambiental no Jardim Amanda
– Duplicação do viaduto existente também no Jardim Amandasobre a rodovia dos Bandeirantes
– Viário na região da Vila Inema
– Viaduto na região do Jardim Nova Europa
– Viaduto sobre a rodovia SP-101, nas regiões do Jardim Rosolém e Jardim Sumarezinho
– Duplicação do trecho da avenida Panaíno sob a linha férrea, próximo ao condomínio Green Park, na região do Jardim Santa Rita de Cassia