Visitantes estiveram no Banco de Alimentos na última sexta-feira (11/04)
Um grupo de servidoras de Itatiba esteve em Hortolândia, nesta sexta-feira (11/04), para conhecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante a ocasião, as representantes daquele município puderam conhecer de perto toda a estruturação do Departamento de Segurança Alimentar e como se deu a adesão ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricionalpelo município. Também tiveram a oportunidade de ver o Programa de Aquisição de Alimentos, os projetos Banco de Alimentos e Cozinha Escola e de conhecer legislações e o funcionamento do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricionale da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricionaldo município.
O grupo era composto por quatro servidoras: a encarregada do Setor de Assistência Social da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, Maria Regina Suzan; a Assistente Social e Secretária Executiva do COMSEA , Evelise Salomé; a Assistente Social e Secretária Executiva do CMAS, Maria Ligia Cabral; e a Presidente do COMSEA e Representante do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Juliana de Oliveira Gastaldi.
Segundo a equipe do Departamento de Segurança Alimentar, as visitantes demonstraram grande admiração pelas ações desenvolvidas em Hortolândia e destacaram a importância da troca de experiências entre os municípios. É que Itatiba está interessada em aderir ao SISAN e criar a CAISAN , órgão colegiado que articula as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na esfera municipal. As medidas são importantes para garantir o direito humano à alimentação adequada para a população.
“É importante recebermos a visita de outros municípios e podermos mostrar tudo o que já avançamos na política de segurança alimentar, que já tem 20 anos, e compartilhar essa trajetória. Tudo começou com o Banco de Alimentos. Hoje, estamos em um momento de amadurecimento, com a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar, com as leis consolidadas, o Conselho estruturado e a CAISAN já instalada. Poder oferecer essa experiência para outros municípios que estão começando é algo muito significativo. Quanto mais municípios integrados ao SISAN, mais a política de segurança alimentar cresce como um todo”, afirmou a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.