Ação promovida pela Prefeitura é para aumentar a cobertura vacinal de mulheres internadas
Hortolândia implementa uma ação importante para fortalecer a imunidade da população. A Prefeitura realiza a vacinação contra a gripe para puérperas internadas no Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas. A ação integra a campanha deste ano de imunização contra a doença.
A Secretaria de Saúde explica que o objetivo é ampliar a cobertura vacinal de puérperas em relação à campanha do ano passado. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, no ano passado a cobertura vacinal de puérperas ficou em 15%, considerada baixa. Na ocasião, a população estimada desse público era 335 pessoas, das quais 52 foram imunizadas.
Na campanha deste ano, a coordenadora salienta que a meta é vacinar pelo menos 90% das puérperas. De acordo com dados do governo do Estado para a campanha deste ano, a população puérpera do município é de 348 pessoas. Até o momento, foram imunizadas 17 puérperas.
“Por causa da baixa cobertura vacinal de puérperas registrada ano passado, mudamos a estratégia este ano. Estamos vacinando as puérperas internadas na maternidade do Hospital Municipal para termos uma efetividade maior”, ressalta a coordenadora.
A vacinação contra gripe para puérperas foi iniciada na semana passada e será realizada até junho. A vacinação também é feita para gestantes em tratamento clínico. De acordo com dados do governo estadual, a população gestante do município é de 2.117 pessoas. A vacinação para puérperas também acontece no hospital particular existente na cidade.
CAMPANHA
Hortolândia iniciou a campanha de vacinação contra a gripe no dia 1º deste mês. Diferentemente da data preconizada pelo governo do Estado e de outras cidades da região, Hortolândia saiu na frente e antecipou o início da campanha este ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta terça-feira (15/04), foram vacinadas 8.920 pessoas.
Em Hortolândia, a campanha é feita durante a semana, das 7h30 às 15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Já em quatro unidades, as salas de vacinação funcionam em horário ampliado. Nas UBSs Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara, a vacinação é feita das 7h30 às 17h30. Já na UBS Figueiras, a vacinação acontece das 7h30 às 18h30.
VACINA TRIVALENTE
A coordenadora Ana Paula Fernandes reforça que a vacina é trivalente, ou seja, imuniza contras as três cepas do vírus da gripe: H1N1 e H3N2 (ambas da Influenza tipo Ae a linhagem Victoria (Influenza tipo B). A vacina é segura, e quem for se imunizar contra a gripe, pode receber outras vacinas no mesmo dia.
DIA D
Ainda de acordo com a coordenadora Ana Paula Fernandes, o Ministério da Saúde sinaliza que a data para o “Dia D” da campanha possa ser em 10/05. Por ser véspera do Dia das Mães, o governo do Estado cogita a possibilidade de realizar o Dia D em outra data, ainda a ser definida.