Ação com foco no desenvolvimento e na inclusão por meio da natação atende 35 pessoas com deficiência em Hortolândia
A manhã desta quarta-feira (2/7), foi marcada por emoção, esporte e inclusão na piscina aquecida do Centro Poliesportivo Nelson Cancian, na região do Jardim Nova Hortolândia. O evento comemorou um ano do projeto “Nadando com Daniel Dias”, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. A ação oferece aulas de natação para crianças e adolescentes com deficiência, com idade entre 7 e 17 anos, promovendo saúde, inclusão e desenvolvimento físico e social.
O momento contou com a presença do prefeito Zezé Gomes, do secretário de Esporte e Lazer Gleguer Zorzin, e do maior medalhista paralímpico da história do Brasil, Daniel Dias, que dá nome ao projeto e faz questão de acompanhar de perto os resultados dos trabalhos com os alunos de Hortolândia.
“Hortolândia é abençoada por ter um projeto como esse acontecendo aqui. Hoje são 35 crianças, e a ideia é expandir para as demais regiões da cidade. Isso representa esperança, cuidado e uma oportunidade incrível para as famílias”, destacou o prefeito Zezé Gomes. Ele também ressaltou a importância do esporte como ferramenta de saúde e transformação social e confirmou para as famílias presentes que em breve será entregue a piscina aquecida do Centro da Melhor Idade no Remanso Campineiro. Zezé Gomes também informou que será construída uma nova piscina no Jardim Amanda para ampliar os atendimentos da modalidade.
O secretário de Esporte, Gleguer Zorzin, celebrou os resultados do projeto e lembrou dos avanços do esporte paralímpico na cidade. “Isso mostra que investir no esporte é investir em saúde, inclusão e qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
Daniel Dias fez questão de agradecer a receptividade da cidade e reforçou o compromisso do Instituto Daniel Dias com o município. “O esporte é inclusão, é saúde, mas principalmente é um meio de ensinar valores que levamos para toda a vida. Esse projeto não é só para um ano, nós viemos para ficar”, afirmou. O atleta atendeu o pedido dos participantes e caiu na piscina junto com os alunos para celebrar a evolução e a alegria da turma.
FÉRIAS
O projeto “Nadando com Daniel Dias” fará um breve intervalo para descanso dos alunos e professores, retomando as aulas no dia 23 de julho. As atividades acontecem duas vezes na semana e cada aluno conta com um professor individual dentro da piscina.