O feirão também promoverá a inclusão profissional de PCDs (pessoas com deficiência). Esse público que for ao feirão, e porventura não tiver o laudo médico para comprovar sua condição, poderá fazer o documento no local.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma empresa participante terá um profissional médico que atenderá PCDs para fazer o laudo.
PALESTRAS
O feirão contará ainda com a participação de entidades que ministrarão ao público palestras sobre emprego e legislação trabalhista. Dentre as entidades participantes estão:
– OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
– Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
– Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
O feirão terá ainda presença de instituições de ensino como Escola Técnica de Hortolândia – Centro Paula Souza (ETEC), Instituto Federal São Paulo – Câmpus Hortolândia (IFSP), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e The Trust For The America. Também participarão outras secretarias municipais de Hortolândia que irão oferecer serviços e dar orientações. O feirão contará ainda com área de food trucks.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Côrrea Pádua, destaca que o evento é uma ação que a Prefeitura realiza para estreitar as relações entre a força de trabalho e às unidades produtivas do município e da região.
“Por meio do feirão, nosso objetivo é calibrar toda a dimensão empregatícia de Hortolândia, a fim de sintonizar tanto a demanda de vagas de trabalho, quanto a oferta de força de trabalho. Ressaltamos também que o evento proporciona a possibilidade de trabalhadores migrarem para outras ocupações. Por fim, outro fator importante é que o evento irá permitir diagnosticar oportunidades efetivas, junto com nossos processos de capacitação, e assim, envolver ações intersetoriais entre as secretarias municipais”, salienta o secretário.
SALDO POSITIVO
Ao longo deste ano, Hortolândia tem conseguido manter saldos positivos de geração de vagas de emprego. Prova disso é que em fevereiro o município obteve o melhor saldo desde 2020, quando foi iniciada a série histórica do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento registra mensalmente os números de admissões e demissões de trabalhadores formais em âmbito nacional e nos municípios.
O levantamento apontou que, em fevereiro deste ano, o município teve saldo de 553 vagas. Também em fevereiro, Hortolândia criou a maior quantidade de vagas de emprego da série histórica. Foram feitas 3.073 admissões. Já o número de demissões foi 2.520. O saldo é obtido por meio da subtração entre o número de admissões e o número de demissões.
Empresas participantes:
– Adere
– Belgo
– CAF– Confibra
– Dell
– Desktop
– EMS
– Greenbrier Maxion
– Grupo Belarmino
– Honda
– Leroy Merlin
– Longitude
– Marelli
– Mercado Livre
– Patrus
– Rosolen Transportes
– Safetline
– Shopping Hortolândia
– Wickbold, entre outras.