Programa Cuidar contabiliza entrega de mais de 2.600 kits a gestantes de Hortolândia

Ação intersetorial da Prefeitura garante acesso a itens básicos para o recém-nascido

A Prefeitura de Hortolândia entregou, nesta terça-feira (26/03), 148 kits de maternidade a gestantes atendidas pelo Programa Cuidar. A ação intersetorial promovida pelo Executivo Municipal é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e de Saúde. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Centro Comunitário São Pedro, no Vila Real Continuação.

O Programa Cuidar foi lançado em outubro de 2022 com o objetivo de atender mulheres a partir da 34ª semana de gestação que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. Desde então, o programa contabiliza a entrega de 2.623 kits enxovais em todas as regiões da cidade. Para o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, mais do que disponibilizar itens essenciais para a saída da maternidade, o programa cumpre uma função social ao contemplar o núcleo familiar como um todo.

“Mais do que entregar esses kits de maternidade, quando o ‘Programa Cuidar’ atende as gestantes, permite o acesso dessas mães aos vários equipamentos públicos disponíveis na nossa cidade. O Cuidar é também dar acesso ao emprego, gerar renda, expandir as vagas nas creches para os filhos, garantir a segurança dos filhos nas escolas. É um programa que passa por várias vertentes, em que o objetivo principal é cuidar das pessoas”, esclarece Zezé Gomes.

Uma das idealizadoras do Programa Cuidar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, traça um paralelo entre o programa e as diversas ações de empregabilidade e renda promovidas no âmbito da Administração Pública Municipal. “O ‘Programa Cuidar’ foi idealizado para servir como elo entre o poder público e a população. E esse cuidado começa durante a gestação. Nós percebemos, em conversas com gestantes, que muitas mães não tinham itens básicos do enxoval, principalmente as mais jovens. O ‘Cuidar’, então, é dar uma atenção especial para as mamães desde a primeira consulta, é olhar para essa mãe e questionar se está tudo bem em casa, se a família tem renda, alimento”, declara Maria dos Anjos.

Cuidados que são percebidos até mesmo pelas gestantes mais experientes, como é o caso da moradora do Jd. Amanda II, Jussara Batista, que aguarda o nascimento do menino Lucas Gabriel, seu quinto filho. “Ultimamente, para comprar o enxoval do bebê, mesmo que seja usado, acaba saindo muito caro. Então, esse tipo de ação ajuda bastante, porque o kit apresenta itens que são muito necessários”, opina.

Entre os itens disponíveis no kit maternidade, estão banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, “mijãozinhos” para os bebês e um coletor de leite materno, uma forma de estimular a amamentação materna.

Para a gestante Larissa Silva, os itens auxiliam as gestantes que, como ela, preparam-se para o nascimento do primeiro filho. “Eu achei muito interessante esse programa. Eu vi que o kit tem lenço, fraldas, coisas que vão me ajudar muito. Eu estou ansiosa, não vejo a hora de meu filho nascer”, revela a Larissa, grávida da 36ª semana, à espera do menino Matteo.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, também exalta o caráter holístico do programa. “Esse projeto traduz o compromisso da atual gestão de olhar com sensibilidade para as pessoas. O ‘Cuidar’ é abrir os olhos, conversar, ouvir. É entender as necessidades das mães, da família. Esse acompanhamento é o primeiro passo, o primeiro acolhimento, em um conjunto de esforços”, encerra.

Consulte mais fotos da entrega dos kits pelo Programa Cuidar clicando neste LINK.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário