Procon de Hortolândia traz dicas e orientações para compra segura de repelente

Órgão municipal orienta consumidores sobre práticas abusivas na venda do item, cujo consumo aumentou por conta da Dengue

Diante do aumento de casos de Dengue em todo o Brasil, o Procon de Hortolândia, órgão municipal de defesa do consumidor, traz dicas e orientações para a compra segura de repelentes. O órgão destaca que a prática de preços abusivos é ilegal. Com isso, a orientação é realizar denúncias por meio dos canais do Procon (Veja abaixo).

A diretora do órgão, Lenita Sostena de Souza, explica que é interessante que o consumidor analise a tendência geral de preços praticados pelos estabelecimentos, bem como, no ato da compra, verificar o preço do frete e condições de entrega, que podem pesar no preço final, além de dar atenção aos rótulos dos produtos e verificar se é composto de algum possível fator alergênico. Portanto, nas compras principalmente on-line, é importante verificar se o site de venda e/ou fabricante dispõe de todas as informações necessárias.

“É importante monitorar a questão do aumento do preço porque é uma prática abusiva do fornecedor. Além disso, alguns repelentes têm restrições de idade. Por exemplo, repelentes com substância sintética chamada DEET (N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida) devem ter uma concentração inferior a 10% para crianças maiores de 2 anos, já que pode ser prejudicial à saúde. É fundamental verificar se o produto tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Anvisa é responsável por fiscalizar a produção e o consumo de produtos de saúde, garantindo a qualidade e segurança para o consumidor”, destaca Lenita.

O Procon orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega. Além disso, comprar em sites seguros evita dores de cabeça. No site da Fundação Procon-SP você encontra uma lista de sites não confiáveis.

Os serviços prestados pelo Procon visam evitar fraudes, preços abusivos e outras questões nas relações de consumo, além de fiscalizar o cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor. Para atendimento e denúncias, os consumidores podem contatar o Procon de Hortolândia através do e-mail procon@hortolandia.sp.gov.br, dos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp nos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162.

Acesse também o site oficial do Procon de Hortolândia em http://procon.hortolandia.sp.gov.br/ ou pelo site da Prefeitura de Hortolândia, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, na aba "Procon", para mais informações e atendimento online.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário