Idosos participam de passeio turístico por Hortolândia

Atividade organizada pelo Centro de Convivência da Melhor Idade promove lazer, valoriza a história da cidade e resgate a memória dos idosos

Parques socioambientais, praças e monumentos da cidade vistos sob outra perspectiva. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, realizou, nesta semana, a excursão “City Tour em Hortolândia” com idosos atendidos pelas duas unidades do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e do Jd. Amanda. O passeio contou com orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável por guiar os idosos nos principais pontos turísticos da cidade.

O passeio turístico organizado, nesta segunda-feira (24/06), pelo CCMI do Remanso Campineiro iniciou a atividade recreativa com uma visita ao prédio público mais longevo de Hortolândia, a Estação Jacuba. O monumento, construído há mais de 110 anos, foi tombado, em 2003, como patrimônio histórico municipal pela Prefeitura. O espaço conta com extenso acervo sobre a história de Hortolândia, apresentado por meio de videoteca, biblioteca técnica, mapoteca, fototeca, exposições artísticas, oficinas de arte e eventos culturais realizados no espaço. A visita à Estação Jacuba foi guiada por servidores da Secretaria de Cultura.

Para a idosa cadastrada no CCMI Remanso, Dalzi Alves da Silva, o passeio turístico se revelou uma experiência nostálgica. “O dia era 26 de março de 1971, quando eu me mudei para Hortolândia. Eu vim de trem e desci exatamente na Estação Jacuba. Eu achei muito valioso e proveitoso o passeio turístico, porque, apesar de conhecer muita coisa na cidade, eu gosto de ficar atenta às novidades e aprender coisas novas”, afirma. 

Além da Estação Jacuba, o passeio turístico organizado pelo CCMI Remanso visitou os parques socioambientais Chico Mendes, Lago da Fé e Irmã Dorothy Stang. O roteiro montado pelo órgão vinculado à Secretaria de Governo também percorreu a Ponte da Esperança (Ponte Estaiada) e o Novo Paço Monumental. Em todas as etapas do passeio, os idosos foram acompanhados por guias turísticos, além de receberem um material informativo sobre os pontos visitados.

A psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, destaca os benefícios da atividade recreativa para os idosos. “O objetivo é acompanhar, orientar e transmitir informações aos idosos, estimulando suas funções cognitivas, contribuindo para a autoestima e socialização. Além de proporcionar conhecimento, distração, entretenimento e integração do grupo, o passeio turístico resgata a memória dos idosos, despertando o sentimento de pertencimento a Hortolândia”, declara Fernanda Fadiga, ao sugerir que o passeio turístico deve compor o Planejamento Anual de atividades promovidas pelo CCMI Remanso.

O passeio turístico também foi uma oportunidade para os idosos do CCMI Remanso conhecerem a sede do Poder Legislativo Municipal. O presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, Edivaldo Araújo, recepcionou os idosos durante a atividade. “Muitos idosos moram há anos em Hortolândia e não conhecem a Câmara Municipal, não sabem como funciona o Poder Legislativo. Foi a primeira vez que recebemos a visita do Centro de Convivência da Melhor Idade. Além de aproximar os idosos dos vereadores, este passeio reforça o nosso compromisso de valorização e respeito com os idosos”, comenta Edivaldo Araújo.

Já nesta quarta-feira (26/06), foi a vez dos idosos inscritos no CCMI do Jd. Amanda participarem do passeio turístico. O tour com os idosos percorreu os parques socioambientais Chico Mendes, Lago da Fé, OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), Irmã Dorothy Stang e a Fazenda Gazzeta. Os idosos também visitaram a Ponte da Esperança e o Novo Paço Municipal da Prefeitura.

A coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, acredita que o passeio reforça a identificação dos idosos com a cidade. “Por ter sido organizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, nós priorizamos a visita dos parques socioambientais. O passeio foi incrível e muitos idosos ficaram maravilhados. Foi, sem dúvida, uma grande oportunidade para muitos idosos visitarem lugares e pontos turísticos da cidade que não conheciam”, explica Josiane. Os passeios turísticos do CCMI do Jd. Amanda serão organizados em três etapas. Os próximos dois passeios estão previstos para acontecer em agosto e setembro deste ano.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário