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Hortolândia oferece curso gratuito de panificação e confeitaria a estudantes da EJA

Publicada em: 20/02/2025 17:45 - Notícias

Ação inédita beneficia 40 estudantes, inclusive jovens e adultos em processo de alfabetização

Quarenta estudantes municipais de Hortolândia, com idades entre 30 e 76 anos, estão aprendendo as artes da “Panificação e Confeitaria”. O curso técnico profissionalizante e gratuito, com 160 horas/aula, faz parte da grade curricular da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é a primeira vez que a formação profissionalizante inclui aqueles que estão em processo de alfabetização. Desde 2022, a Prefeitura disponibiliza cursos técnicos profissionalizantes aos inscritos na EJA, sobretudo na área industrial, tais como os de Usinagem, Instalador Predial – eletricista e Inspetor de Qualidade.

A formação se estenderá até dezembro deste ano, com aulas uma vez por semana na Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura. A ação acontece por meio de cooperação técnica entre a Administração Municipal e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus Hortolândia.

A aula inaugural, sobre a estrutura do curso, aconteceu no dia 10 de fevereiro, no próprio IFSP. As aulas teórico-práticas começaram, nesta segunda e terça-feira (17 e 18/02), na Cozinha Escola, no Jd. Novo Angulo. 

O curso é conduzido pela nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, contratada pela instituição de ensino federal, com acompanhamento dos professores da EJA. Nele, os participantes terão a oportunidade de aprender, além de receitas variadas e técnicas de confeitaria e panificação, sobre nutrição e empreendedorismo para que possam ter fonte própria de renda. 

Além disso, por conta da adesão do município ao Pacto EJA (Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos), do Governo Federal, os participantes recebem bolsa mensal de R$100, vinda da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), como incentivo à permanência no curso.

Os que optaram por fazer a formação estão gostando da oportunidade.

“Quero agradecer o curso que estão nos proporcionando. Fiquei tão feliz, quando voltei às aulas e tinha esse curso. O pessoal é maravilhoso. Eu estou realizando um sonho de trabalhar com confeitaria, fazer doces, enfim”, afirma Luzinete Felix dos Reis Alves, de 57 anos, estudante da EJA.

“Gostei muito de fazer o curso. Pretendo sair de lá uma profissional”, comentou a colega Izaura Caetano Monteiro, de 51 anos.

“Eu estou gostando muito e quero muito aprender”, completou Manoel Martins da Rocha, de 76 anos.

“Com o curso de Panificação e Confeitaria os estudantes, além de ampliar possibilidades de trabalho com chances reais de se tornarem empreendedores, contam com uma escola ainda mais acolhedora e têm novas alternativas de aprendizagem no processo de alfabetização em que se encontram os jovens, adultos e idosos do município de Hortolândia. Nestas aulas, os estudantes podem vivenciar aspectos ligados aos componentes curriculares dos professores e trocar experiências”, avalia o Coordenador Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos, Rafael Bonato Quintanilha.

Atualmente, a EJA conta com cerca de 220 alunos em quatro escolas polo na cidade. 

Saiba mais sobre o Pacto EJA

Segundo o site do MEC, o “Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MECcom a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo”.

Confira abaixo os objetivos do Pacto Nacional EJA:

  • superar o analfabetismo; 
  • elevar a escolaridade; 
  • ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJAnos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; 
  • e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
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