Tocando Agora: ...

“Nossa Voz, Nossa Vida!” é o tema do mês das mulheres em Hortolândia

Publicada em: 07/03/2025 09:08 - Notícias

Série de ações serão realizadas por diversas secretarias da Prefeitura

“Nossa Voz, Nossa Vida!”. Com este tema, a Prefeitura de Hortolândia inicia o mês da mulher com uma série de atividades que vai envolver diversas secretarias e departamentos da Administração Municipal. O objetivo da campanha é reconhecer a singularidade de cada mulher, reforçando que cada voz feminina importa e deve ser ouvida, valorizada e respeitada. A programação especial começa neste sábado (08/03), às 19h, com o show da cantora Kell Smith, no Auditório da Câmara Municipal de Hortolândia (veja programação completa no link).

“O mês da mulher é um mês de celebração, mas também de reflexão, um momento para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade, o respeito e o reconhecimento da força e da dedicação de cada mulher que transforma nossa sociedade. Em Hortolândia, tenho o orgulho de caminhar ao lado de mulheres incríveis, que fazem a diferença na educação, na saúde, na segurança, no empreendedorismo e em todas as áreas da nossa cidade. São mães, filhas, profissionais e líderes que, com coragem e determinação, ajudam a construir um futuro mais justo e igualitário para todos. Minha gratidão a cada mulher hortolandense que, com seu trabalho e sua luta, fortalece nossa cidade e inspira novas gerações. Sigamos juntos, promovendo políticas públicas que garantam mais oportunidades, respeito e dignidade para todas”, comentou o prefeito Zezé Gomes.

A programação ao longo deste mês inclui palestras, rodas de diálogo e atendimentos especializados, incentivando o protagonismo feminino e o bem-estar físico e emocional, com a missão elevar a qualidade de vida e saúde, proporcionando longevidade. Reforçar a importância do autocuidado, da prevenção e do acesso a serviços essenciais para as mulheres também é fundamental. 

“O nosso compromisso com as mulheres continua reforçado não só com as ações pontuais neste mês mas, também, com tudo o que foi desenvolvido e ainda será feito pelo governo nestes próximos anos. Estamos atentos e trabalhando pelas mulheres de Hortolândia em diversos aspectos, sempre com o objetivo de ampliar e otimizar atendimentos de acordo com a necessidade das mulheres”, comenta o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César.

São responsáveis pelo desenvolvimento das ações que garantem um mês recheado de atividades ss secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, além do espaço Viva Mais, dos CCMI’s (Centros de Convivência da Melhor Idadedo Remanso Campineiro e do Jardim Amanda, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.

“Estamos firmes nesta luta por nossas mulheres, fortalecendo o apoio e somando forças pois, juntas, seguimos, a cada dia,contribuindo com a transformação social e o crescimento de Hortolândia”, disse a primeira-dama, secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos.

“O compromisso da gestão municipal com políticas voltadas para a igualdade de gênero e o papel fundamental da mulher na administração pública é essencial. O trabalho desempenhado às nossas munícipes é com carinho e cuidado. Assim, Hortolândia segue o valorizando nossas mulheres e o sentimento de pertencimento de cada uma em tudo o que é realizado na cidade”, destacou a secretária de Administração, Ieda Manzano.

Segundo a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, este é um momento de união e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. “Queremos que todas as mulheres e meninas de Hortolândia se sintam acolhidas, empoderadas e cientes dos seus direitos. ‘Nossa Voz’ tem força para transformar realidades, e ‘Nossa Vida’ merece respeito e dignidade todos os dias, não apenas em março”, concluiu.

ATENÇÃO À MULHER

No ano passado, a Prefeitura entregou a obra de ampliação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher“Débora Regina Leme dos Santos”.

Criado pela Administração Pública em 2017, o CRAM de Hortolândia atua diariamente na promoção e garantia do sistema de direitos das mulheres. Articulado com outros serviços e instituições da cidade que atuam na rede de proteção às mulheres, o órgão oferece serviços de acolhimento, apoio, atendimento social e psicológico, bem como orientação jurídica, encaminhamentos e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. 

O CRAM conta com várias instalações internas para melhor atender e acolher mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. O espaço possui salas de recepção, almoxarifado, de triagem, controle da Guarda Municipal, atendimento social, jurídico e psicossocial, além de uma sala de repouso com banheiro, duas camas de solteiro, TV, pia e microondas, brinquedoteca, com banheiro infantil, fraldário, mesas, cadeiras, brinquedos e materiais didáticos pedagógicos. A ideia é acolher as crianças e adolescentes que acompanham as mães durante os atendimentos com uma equipe multidisciplinar formada por 12 mulheres que compõem o corpo técnico do órgão. Outras ações como o “Agosto Lilás” que aderiu ao fim da violência contra a mulher também nortearam o calendário de ações em 2024.

MAIS AÇÕES EM 2024

Também no ano passado, a  cerimônia de encerramento da Campanha “Março Delas: Empodere, Eduque, Respeite” reuniu cerca de 240 empreendedoras da cidade com dicas de sucesso nos negócios. Outras campanhas como a “Juntas no Ciclo”, com o objetivo de doar absorventes a mulheres em vulnerabilidade social e o “Projeto Cuidar”, com kits maternidade para as futuras mamães também contribuem com o aumento dos serviços da Prefeitura direcionados às políticas públicas para as mulheres na cidade.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...