Tocando Agora: ...

Na região do Jd. Nova Europa, Prefeitura inicia novo ciclo de visitas aos MEIs de Hortolândia

Publicada em: 18/03/2025 16:49 - Notícias

Primeira etapa de visitas para pesquisa das necessidades atuais dos comerciantes foi concluída no Jd. Novo Ângulo

Equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, nesta semana, a segunda etapa de visitas aos comerciantes, empreendedores e microempreendedores com o objetivo de entender as necessidades de cada um deles. Após a conclusão do trabalho em espaços localizados em bairros da região do Jardim Novo Ângulo, agora, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, equipes capacitadas vão até os comércios em bairros localizados na região do Jardim Nova Europa (Jd. Conceição, Jd. Aline, Jd. Brasil, Vila Guedes, Jd.Santiagoouvir os microempreendedores e realizar a orientação necessária para cada caso, além do encaminhamento aos serviços desenvolvidos pela Prefeitura (espaços do empreendedore órgãos parceiros.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, nas visitas, os agentes entregam aos comerciantes um questionário para a avaliação da situação do comércio local. Também são propostas reuniões com o poder público, além da mostra dos cursos em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para planejamento, precificação e marketing, por exemplo. Também são apresentados os benefícios do Banco do Povo, que pode oferecer aporte de até 20 mil reais para o empreendedor. Após a conclusão do ciclo de visitas nas cinco regiões da cidades, serão realizados estudos com levantamento dos números e informações coletadas sobre o atual cenário do microempreendedorismo em Hortolândia para o planejamento de novas ações na área. 

“Nos últimos 10 anos, o PIB (Produto Interno Brutoda cidade saltou de R$ 8,7 bilhões para R$ 18 bilhões. Temos mais de 30 mil empresas ativas na cidade. Deste número, 75% são de microempreendedores. Portanto, esta parcela importante contribui muito com o desenvolvimento da cidade, aumento da arrecadação e geração de empregos. Estar atento às necessidades do setor é importante para planejarmos nossas ações lado a lado com o setor”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.

HORTOLÂNDIA EMPREENDEDORA 

Em 2024, Hortolândia foi a segunda cidade da região em número de atendimentos pelo Sebrae, atrás apenas de Campinas. De acordo com o órgão, Hortolândia registrou um total de 53.098 atendimentos, realizados por meio de diversos canais oferecidos pela instituição, como consultorias online, eventos, feiras, Sebrae Aqui, Sebrae Móvel e atendimentos presenciais. Deste total, o posto Sebrae Aqui de Hortolândia teve um papel fundamental, com 5.755 atendimentos presenciais, sendo 4.894 realizados por pessoas físicas e 861 por pessoas jurídicas.

Os espaços parceiros da Prefeitura de apoio aos empreendedores de Hortolândia funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”, na Rua Projetada 12, nº 100, no Jd. Metropolitan.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...