Município registrou saldo de 553 vagas de emprego em fevereiro deste ano, de acordo com dados do CAGED; saldo é o melhor da série histórica iniciada em 2020 pelo órgão federal
A economia de Hortolândia segue em crescimento, graças às mulheres e aos jovens. Esses dois públicos impulsionaram o município a ter o melhor saldo de vagas de emprego desde 2020, quando foi iniciada a série histórica do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Hortolândia teve o melhor saldo da série histórica em fevereiro deste ano, com 553 vagas. Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento registra mensalmente os números de admissões e demissões de trabalhadores formais em âmbito nacional e nos municípios.
Também em fevereiro, Hortolândia criou a maior quantidade de vagas de emprego da série histórica. Foram feitas 3.073 admissões. Já o número de demissões foi 2.520. O saldo é obtido por meio da subtração entre o número de admissões e o número de demissões.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Côrrea Pádua, destaca que o saldo teve predominância das mulheres. Elas ocuparam 430 vagas, o que representa 78%. Os homens ficaram com 123 vagas, o que corresponde a 22% do saldo. Isso mostra que a participação feminina é cada vez maior no mercado de trabalho.
Outro dado destacado pelo secretário é de caráter etário: os jovens na faixa de 18 a 24 anos ocuparam 173 vagas, o que representa 31% do saldo.
SERVIÇOS
Ainda de acordo com o secretário Dimas Côrrea Pádua, o saldo obtido em fevereiro foi influenciado, principalmente, pela recuperação e alta no setor de serviços.
“Esse segmento foi responsável por 443 vagas do saldo de fevereiro. Em janeiro, o setor registrou saldo negativo de -149 vagas. O saldo de fevereiro é o melhor da série histórica do setor de serviços. É um saldo extraordinário, uma vez que em fevereiro, a média dos saldos desse segmento costuma girar em torno de 100 vagas”, destaca o secretário.
Dentro do segmento de serviços, as vagas abertas foram nas seguintes áreas:
– Manutenção e reparos de equipamentos
– Assistência social
– Fornecimento de alimentos preparados para empresas
– Educação infantil (creche)
– Atividades de ensino
– Serviços de escritório
– Logística
– Publicidade
Em termos gerais, o secretário salienta que o saldo obtido por Hortolândia em fevereiro indica uma perspectiva positiva para a economia do município neste ano.“Destacamos que este saldo é relevante ao indicar a retomada do emprego na cidade, e consequentemente, a recuperação econômica municipal. O saldo é ainda muito importante para a recuperação da renda média per capta”, salienta Pádua.
O secretário ainda avalia que se o município manter esse ritmo no mercado de trabalho, a perspectiva é de atingir a marca de 5.000 vagas de emprego neste ano.