Tocando Agora: ...

Semana Cultural de Hortolândia traz batalha de rimas, sarau de poesia, música e teatro para a população

Publicada em: 10/04/2025 13:55 - Notícias

Programação da Prefeitura segue até este sábado (12/04); encerramento será com show da cantora Paula Lima e Quinteto Cultura

A Semana Cultural de Hortolândia teve clima de “duelo”, na noite desta terça-feira (08/04). Mas foi um embate da paz, em que todos se respeitaram. E, no final, vencedores e perdedores se cumprimentaram na maior camaradagem. Essas cenas foram vistas no evento Batalhas, Rimas e Conhecimento (BRC), promovido pela Prefeitura, na área externa da Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda.

Sob comando do anfitrião, Crônica Mendes, e discotecagem do DJ Romeu, o BRC é aberto à participação do público. Os “duelistas” travam batalhas nas quais cada oponente tem que mandar rimas de improviso na hora. Na edição desta terça-feira, a batalha foi em duplas. O público de cerca de 250 pessoas gritaram em cada batalha e na grande final para escolher as duas melhores duplas da noite.

E para elevar ainda mais a vibe, o público conferiu o pocket show de Afro-X. O artista é um dos principais nomes do rap brasileiro. No início dos anos 2000, conquistou reconhecimento, ao lado do parceiro Dexter, no grupo 509-E.

O rapper destacou a importância do papel do poder público em realizar eventos como o BRC para levar cultura aos jovens das periferias. Para ele, as batalhas de rima ajudam a formar novos talentos.

“Gosto de estar próximo das pessoas. Ir nas comunidades. Ver a realidade das ruas. Iniciativas como o BRC ajudam a projetar o futuro. As batalhas estão atraindo artistas novos de outros estilos, como trap e funk. O rap socializa as pessoas. Por isso, é importante o poder público ter esse olhar de realizar eventos desse tipo. Desenvolver políticas de prevenção para que os jovens não se envolvam em problemas e coisas ruins”, salientou Afro-X.

O artista ainda ressaltou que eventos como o BRC também ajudam a fomentar a economia criativa, ao atrair empreendedores de outros setores, como moda e alimentação, presentes no evento.

Para este ano, Afro-X prepara novos trabalhos. Um deles é um disco com regravações de músicas do 509-E. Outro trabalho que já está em andamento é um disco com músicas inéditas. Uma delas, Afro-X conta com a participação do sambista Dudu Nobre.

PARADA POÉTICA

A arte dos versos também foi destaque no sarau Parada Poética, realizado na segunda-feira (07/04), no Museu Municipal Estação Jacuba. Nem a noite fria espantou as cerca de 500 pessoas que foram ao evento para declamar versos e se encantar com a poesia. O anfitrião, Renan Inquérito, deu as boas-vindas ao público, embalado pelos sons do DJ Viny Blanco.

A grande atração foi o rapper Fabio Brazza. O artista fez duas entradas, nas quais conversou com o público, recitou poesia, cantou e tocou cavaquinho, acompanhado pelo rapper Vulto, e por pessoas da plateia.

Essa foi a terceira vez que Brazza veio a Hortolândia. Anteriormente, já havia se apresentado no próprio sarau e no evento BRC. O rapper enalteceu o clima da Parada Poética.

“É um ambiente democrático. Não tem aquele lance do público se curvar ao artista. É um evento que rola uma troca muito interessante de experiências. Todos nós nos juntamos, rezando um mantra”, definiu o artista.

A arte poética está no sangue da família de Brazza. Ele é sobrinho-neto do poeta Augusto de Campos, um dos criadores da poesia concreta, movimento literário surgido nos anos 1950. O rapper disse que seu trabalho tem influência da poesia concreta criada por seu tio-avô.

“Eu já fiz um poema inteiro só com palíndromos (palavras, frases ou números que podem ser lidos da esquerda para a direita e no sentido contrário)”, contou Brazza.

Apesar de ser mais conhecido como artista de rap, ao longo de sua carreira Fabio Brazza também tem feito trabalhos de samba. Neste ano, o artista lança seu novo álbum, intitulado “A roda, a rima, o riso e a reza”. Um dos destaques é a música “Cê já se perguntou”, com participação do cantor Ferrugem.

“Comecei a registrar meus sambas autorais com 16 anos, e gravei um disco, mas que não foi lançado. Aí, quando comecei no rap, fui trazendo o samba em doses homeopáticas. O samba sempre esteve ali nas sombras. Fui trazendo pedaços dele que estão na minha alma. Aprendi a tocar melhor cavaquinho. Esse disco marca meu amadurecimento. É o sonho da minha vida. Participo com artistas que admiro”, destacou o artista.

CHORO

Também na segunda-feira (07/04), logo de manhã, a Semana Cultural teve o projeto Concertos no Paço, com a apresentação do Sopro de Prata, um dos grupos vinculados ao Centro de Educação Musical Municipal (CEMMaestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Prefeitura.

O grupo, formado por flautas e instrumentos de sopro, deu um bom dia musical aos servidores e ao público que chegava ao Paço Municipal. Na apresentação temática, intitulada “História do choro”, o grupo tocou obras clássicas do choro, um dos principais gêneros da música brasileira. Para promover interação, o grupo convidou pessoas da plateia para tocar junto instrumentos de percussão.

TEATRO INFANTIL

A Semana Cultural de Hortolândia foi aberta com a mistura de teatro e música apresentada na peça “The Bichos”, no sábado (06/04). Cerca de 200 pessoas lotaram as dependências do Teatro Elizabeth Keller de Matos para assistir o espetáculo encenado pela companhia Teatro D’Aldeia.

Inspirada no conto clássico “Os músicos de Bremen”, escrito pelos Irmãos Grimm, no século 19, e no musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, a peça contou a história de quatro bichos, um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro, que fogem e formam um grupo para cantar e tocar músicas dos Beatles. O espetáculo encantou adultos e crianças que acompanharam com atenção cada momento da história, que trouxe momentos de alegria e diversão. 

SEMANA CULTURAL

A programação da Semana Cultural de Hortolândia prossegue até este sábado (12/04). Mais informações sobre a semana, clique AQUI.

A grande atração será a cantora Paula Lima, convidada especial no show de lançamento do EP do grupo Quinteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura. O espetáculo encerrará a Semana Cultural.

Confira abaixo o restante da programação da Semana Cultural de Hortolândia:

Projeto Escritores de Hortolândia – Lançamentos dos livros “Breve e Eterno”, de Aldous Fabrício A. Cavalcanti, e “Kenzo – Uma aventura fantástica”, de Vinny Nunes:
Data:
 09/04 (quarta-feira)

Horário: 16h 

Local: Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonca Duarte

Endereço: rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco

Classificação: Livre

– Hortocity Comedy com João da Nica, Délio Macnamara e Nando Filho: Data: 09/04 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: 16 anos

– Projeto +Dança:

Data: 10/04 (quinta-feira)

Horário: 19h 

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

– Projeto Achei um livro:

Data: 11/04 (sexta-feira)

Horário: 9h 

Local: Parque Socioambiental Lago da Fé

Endereço: avenida Joaquim Martarolli, s/nº, Parque Gabriel

Classificação: Livre

– Sexta Musical – Grupo Vibrasax convida banda Orí:

Data: 11/04 (sexta-feira)

Horário: 19h 

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

– Show de lançamento do EP “Celebre o amor” do grupo Quinteto Cultura com participação especial de Paula Lima:

Data: 12/04 (sábado)

Horário: 19h 

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...